domingo, 13 de abril de 2008

Resumo de Sociologia

Sociologia

Comportamentos estritamente individuais como andar, respirar e dormir são estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas, mas comportamentos que se desenvolvem no contexto da sociedade (casar-se, educar filhos, fazer greve...) são chamados de relações sociais, estudadas pelas Ciências Sociais.

As Ciências Sociais têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações e estudar a ação social em suas diversas dimensões, contribuindo para melhor entendimento da sociedade que vivemos.

As ciências sociais são: Sociologia (estudo dos grupos e fatos sociais); Economia (estudo da produção e circulação de bens de serviço); Antropologia (estuda as semelhanças e diferenças culturais entre grupos) e Ciência Política (distribuição de poder na sociedade)

Essas disciplinas são complementares entre si e atuam juntas para explicar os fenômenos da vida em sociedade.

A longa marcha das Ciências Sociais

No início, as primeiras tentativas de entender as forças sociais eram baseadas na imaginação, fantasia, inventando deuses e heróis. Exemplo: Mitologia Greco-Romana onde existia deuses da guerra (Ares/Marte), amor (Afrodite/Vênus), casamento (Hera)... Mas os filósofos estavam insatisfeitos, e começou o estudo cientifico da sociedade. É de Aristóteles a afirmação “O homem nasce para viver em sociedade”.

Na Idade Média, esse estudo foi feito por pensadores ligados à Igreja Católica, como Santo Agostinho, que escreveu o livro A cidade de Deus.

Com o Renascimento, os estudiosos pensavam de um jeito mais realista. Alguns deles foram Maquiavel (autor de O Príncipe), Tomás Morus (Utopia), Tomaso Campanella (Cidade do Sol) e Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Particularmente importantes foram Giambattista Vico afirmou “O mundo social é, com toda certeza, obra do homem” e alguns anos depois Jean-Jacques Rousseau “O homem nasce puro, a sociedade é que o corrompe.”

Augusto Comte PE tradicionalmente considerado o pai da Sociologia, foi ele que pela primeira vez escreveu essa palavra e Émile Durkheim formulou os primeiros conceitos da Sociologia.

Os Fatos Sociais(Características)

>Generalidade: comum a todos os membros do grupo ou à sua maioria

>Exterioridade: externo ao indivíduo, existindo independente de sua vontade

>Coercitividade: os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.

Com a industrialização, a sociologia cresceu pois apareceram novos problemas (drogas, violência...). Muitas pessoas já passam a usar conhecimentos sociológicos sem saber, mas só os verdadeiros sociólogos não perdem de vista a noção de relatividade dos fenômenos Sociais.

Pesquisa Social

São um meio de ajudar os sociólogos a descobrir respostas para problemas sociais.
Elas se classificam em:

>Pesquisa Pura: Apenas procura saber as estatísticas.

>Pesquisa aplicada: Tem interesse na aplicação, prática. Menos generalizada e procura achar respostas para os problemas.

E também são classificadas em:

>Pesquisas Exploratóras: Menor rigidez de planejamento, modificam conceitos, pesquisam para estudos e dão a “visão geral”

>Pesquisas Descritivas: Descrição da população ou fenômeno. Dão detalhes sobre os entrevistados (sexo, idade, classe social...)

>Pesquisas Explicativas: É a mais complexa, explica o “porquê” dos acontecimentos. Depende dos conhecimentos obtidos pelas pesquisas exploratórias e descritivas.

A Convivência Social

Na vida em grupo é que nos tornamos realmente humanos. O indivíduo se socializa quando assimila as normas, valores, costumes e passa a se comportar como tal.

Com a globalização houve mudanças drásticas na sociedade global. Surgiram o tribalismo (pessoas que se reúnem em torno de afinidades ou interesses momentâneos) e as comunidades virtuais, que resgatam laços de sociabilidade perdidos pela falta de tempo.

Os Contatos Sociais

O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.

Os tipos de contatos sociais são:

>Contatos sociais primários: São os contatos pessoais, diretos, e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. As primeiras experiências do individuo se fazem com base em contatos sociais primários.

>Contatos sociais secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. São também considerados secundários os contatos impessoais mantidos por meio de carta, telefone, telegrama, e-mail etc.

É importante destacar que as pessoas que têm uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que têm uma vida com predominância de contatos secundários.

Isolamento Social

A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social, um exemplo é a comunidade Menonita (cristãos se isolaram para ficar longe dos problemas mundiais). Esse isolamento pode ser através de:

>Atitudes de ordem social: Racismo (Ex: Nazistas, Apartheid...)

>Atitudes de ordem individual: Timidez, desconfiança...

Processos Sociais

Indica Interação social, movimento, mudança. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais e interação social (pessoa >pessoa; pessoa>grupo; grupo>grupo) entre os membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.

>Processos Sociais Associativos: Cooperação, acomodação e assimilação.

>Processos Sociais Dissociativos: Competição e conflito.

Cooperação:

Quando pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim, podendo ser direta (atividades que as pessoas realizam juntas, como mutirões) ou indireta (as pessoas que mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente uma das outras)

Competição:
É a forma de interação que implica luta por objetivos escassos, pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força e violência. Há sociedades que estimulam mais a competição que as outras, é o caso das sociedades capitalistas.

Conflito:

Quando a competição assume características de elevada tensão social. Pode tomar forma de rivalidade, disputa, revolta, revolução, litígio e guerra. É sempre consciente e pessoal, podendo implicar violência. O estágio mais grave é o terrorismo onde um oponente quer destruir o outro.

Acomodação:

Nem todo conflito termina com a extinção do oponente derrotado. Em alguns casos, este pode aceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir à ameaça de destruição. Ocorre, assim, um processo de acomodação, pois o vencido aceita as condições do vencedor e adota uma posição de subordinação. É o processo social pelo qual o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas.

Assimilação:

A assimilação é a situação definitiva e mais ou menos pacífica do conflito social. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes, implica transformações da personalidade, atingindo áreas profundas e extensas na forma de pensar e agir. É um processo longo e complexo.

Globalização e Diversidade Cultural

Antes o termo “Globalização” se referia apenas à economia global, mas ficou popular entre os meios de comunicação, e falamos até de “globalização cultural”. Ela é um conjunto complexo de processos que operam de maneira contraditória porque não só retira o poder ou influência das comunidades locais e nações para transferi-los para a arena global, também ocorre o efeito oposto.

Parte das pessoas acreditam que o que a globalização é homogeneizar, outras pessoas pensam em fragmentar.

>Homogeneização: É o cenário mais conhecido e divulgado. Acredita-se que é uma ocidentalização disfarçada, ou até americanização, ameaçando as culturas locais.

>Fragmentação: Ênfase na diversidade, em vez da unidade (exemplo: tribalismo). As culturas (não importa de que países) se misturam, recriam a si mesmas. As pessoas, quando estão se frente com uma cultura diferente, podem repudiar as estrangeiras (fortalecendo a sua) ou se misturar, fazendo os novos costumes se adaptarem ao seu jeito.

A construção de uma nova diversidade cultural
Está sendo criado um folclore mundial, não homogeneizador, mas feito de grandes ondas culturais que expressam as originalidades de cada país.
O local perde importância, agora o importante são as comunidades. (Comunidades transnacionais, por exemplo). Com aumento das possibilidades de expressão devido ao avanço dos meios de comunicação, as pessoas encontram cada vez mais maneiras de se manifestar e se agrupar, melhorando sua inserção cultural no mundo global. Hoje, por meio da internet, podemos falar com qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta.
A globalização é um processo irreversível que envolve a todos, pode afetar negativamente alguns, mas favorece interação entre grupos e culturas diferentes.
A cultura pode ser ajustada, tornando-se flexível em função do tempo e espaço.

Conclusão: A globalização é sinônimo de fragmentação.

Feito por Franscisca Bruna.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Resumo Geografia - Hidrografia


HIDROGRAFIA

*O imenso território brasileiro e seu clima úmido propicia a uma extensa e densa rede hidrográfica.
*Dentre os vários usos dos rios brasileiros estão: A irrigação, o transporte, turismo, geração de energia, pesca, abastecimente, etc.
*A maioria das bacias brasileiras são planálticas, o que torna grande o potencial hidrelétrico brasileiro. Esse potencial é bastante aproveitado nos rios São Francisco, em rios do Centro-sul e no rio Tocantis. Porém, alguns rios de grande potencial são pouco explorados, como os Amazônia Ocidental e da parte central brasileira (devido principalmente ao baixo consumo dessas regiões).
*O Brasil somente tem: - Lagos de várzea (temporários – Pantanal)
- Lagoas Costeiras (Rodrigo de Freitas – RJ), formadas por restingas.
- Inúmeros açudes e barragens.
*Todos os rios de Brasil desaguam no Oceano, ou seja, são exorréicos.
* Só se encontram rios de regime temporário no sertão Nordestino, onde o clime é semi-árido.
*Muitos rios do país possuem cascatas, corredeiras, ou rios subterrâneos, o que favorece o turimo. Algumas cascatas exitentes antigamente, desapareceram com a construção de hidrelétricas.
*A existência de desníveis e planaltos, além do grande elevado índice pluviométrico (alto volume de água) possibilita a produção de hidreletricidade.
*Na região Amazônica, os rios tem grande importância como vias de transporte. Nas demais regiões, o transporte pluvial vem crescendo bastante, principalmente na bacia Platina.

- BACIA AMAZÔNICA : É a maior bacia do mundo, drenando 56% do território Brasileiro. Seu rio principal nasce no Peru, e este, chegando à fronteira brasileira recebe o nome de Solimões até encontrar com o Rio Negro, de onde passa a ser chamado de Rio Amazonas.É o rio mais extenso e de maior volume dágua no planeta.Isso porque possui inúmeros afluentes.Encontra-se tanto no hemisfério norte como no sul, possui duplo regime pluvial, tendo cheias durante os verões nortistas e sulistas. Os afluentes nascem nos planaltos brasileiro e das guianas, tendo portanto, o maior potencial hidrelétrico brasileiro(São suas usinas: Samuel,Balbina e Curua-una). Ao chegarem à bacia sedimentar, esses afluentes tornam-se planos e navegáveis. O rio Amazonas, que corre no centro da bacia, é totalmente navegável.
A bacia é de planalto, mas o rio é de planície.

- BACIA TOCANTINS-ARAGUAIA : Seus principais rios nascem nos divisores do Planalto Central. Seus principal afluente é o rio Araguaia. Apresenta longos trechos navegáveis que são usados para escoar a produção de grãos (principalmente soja) das regiões próximas. Sua principal hidrelétrica é a do Tucuruí, a segunda maior do país.

- BACIA DO RIO DA PRATA/PLATINA : É a segunda maior bacia hidrográfica do planeta. Seus três maiores rios são os rios Paraná, Paraguai e Uruguai.
+ Paraná: Possui o maior potencial elétrico instalado, que aliás, já está saturado. É navegável na parte brasileira. Desemboca na Argentina, no estuário do rio da Prata.
+ Paraguai: Atravessa o Pantanal. É a única bacia de planície dentro do Brasil.
+ Uruguai: Possui grande potencial hidrelétrico, mas é pouco ulilizado. É usado mais para irrigação. Desemboca junto do Paraná no estuário do rio da Prata.

-BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO
: É o maior rio totalmente brasileiro. É a menor das quatro maiores bacias. O rio nasce em MG, atravessa o sertão semi-árido e desemboca no Atlântico. Tem poucos afluentes e pouco volume dágua. No entanto é usado para irrigação, gera grande quantidade de energia elétrica e é usado para navegação.

- BACIAS SECUNDÁRIAS : Nordeste, leste e sul-sudeste. São bacias que agrupam várias mini-bacias de rios pequenos e de pouco volume d’água.
Feito por Luciana Vieira

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Resumos Geografia - Vegetação (Cap.4)


* A presença de diferentes biomas em nosso território está relacionado com a variedade climática, de relevo, de qualidade de terra, presença ou não de rios, etc, do nosso país, indo desde do clima equatorial até o subtropical, de planaltos até planícies, de terras pobres como a da caatinga e do cerrado e terras férteis como a da Amazônia,e de regimes fluviais perenes como o do Rio Amazonas e de rios “temporais” como os do Sertão Nordestino. Toda essa variedade está principalmente ligada com a imensa área territorial brasileira.


Formações Vegetais

ARBÓREAS

*Floresta Amazônica – Floresta de clima equatorial. É a maior floresta tropical do mundo. Possui flora e fauna muito rica, e árvores bem desenvolvidas (altas). Encontra-se bastante desmatada hoje (15%), devido principalmente às atividades minerados, garimpeiras,agrícolas e de exploração de madeira. A floresta Amazônica apresenta 3 estratos de vegetação:
- Caaigapó ou igapó: Área permanentemente alagada, com vegetação de pequeno porte. (Vitória-Régia)
- Várzea: Áreas sujeita à inundações periódicas, com árvore de médio porte (Max de 20m). (Seringueiras).
-Caatê ou terra firme: Área que nunca se inunda, com árvores de grande porte (60m). (Cedro).

*Mata Atlântica –
Mata de clima tropical. Foi altamente desmatada, e hoje restam apenas 7% dela. Importante bioma de preservação da biodiversidade mundial. Originalmente estendia-se desde o litoral do RN até o litoral do RS.

*Mata da Araucária – Mata de clima subtropical. Predominam os pinheiros e é encontrada principalmente no RS. Possui solo fértil, altos índices pluviométricos e é adaptada a baixas temperaturas. Já foi muito desmatada, principalmente para a fabricação de móveis. São árvores presentes a erva-mate, o ipê e a araucária.

*Mata dos cocais – É uma mata de transição, pois encontra-se entre a Floresta Amazônica, a caatinga e o cerrado. É predominante no Maranhão e é constituída por palmeiras, com destaque para a carnaúba (cera) e o babaçu (óleo). Hoje em dia vem sendo desmatada para cultivo de grãos, com destaque para a Soja.


ARBUSTIVAS

*Cerrado – Também conhecido como Campo Sujo. Uma vegetação típica de clima tropical, com invernos secos e verões chuvosos. Possui vegetação arbustiva e árvores de porte médio retorcidas, caducifólias (ou estacional), de raízes profundas e casca grossa (evita perda de água).Encontra-se principalmente no Centro-Oeste brasileiro. Ë considerada uma vegetação secundária, pois quando uma floresta é desmatada, e o solo erodido, surge o cerrado.

* Caatinga – É uma vegetação adaptada ao clima semi-árido (xerófita). Tem rápido reverdecimento e com pouca água.Predominam arbustos caducifólios (estacionais) e espinhosos.(Cactos)

* Pantanal – É um complexo que agrupa várias formações vegetais, como por exemplo floresta tropical, vegetação resteira, cerrado em altitudes elevadas.Abriga fauna muito rica, e é uma planície sujeita a inundações. Está localizado nos estados do MT e Mato grosso do Sul. Vem sofrendo muito ultimamente com o crescimento das cidades, poluição de rios, erosão do solos, agricultura insustentável, e assoreamente de rios.

HERBÁCEA (Rala)

*Campos – Os campos são áres de predominância de vegetação rasteiras, chegando até 60 cm de altura. Podem ter surgido devido à baixas temperaturas de altitudes elevadas,solos rasos ou arenosos e até mesmo áreas sujeitas a inundações periódicas. São comuns no sul do Brasil e são amplamente cultivados para pastagem ou produção agrícola mecanizada.

* Vegetação litorânea – Restinga (hindu) ou Manguerais.
Restinga = Vegetação que se desenvolve na areia, com predominância de arbustos e algumas árvores. (Coqueiros e goiabeiras).
Mangueiral = Nincho ecológico com arbustos halófitos (adaptado à presença de sal). Lugar de reprodução de vários animais. Sua raízes ficam expostas quando a maré é baixa. Estão em perigo ultimamente, devido principalmente ao avanço das cidades, a pesca predatória, a ameaça de aterro e até mesmo o turismo desordenado desses locais.
Feito por Luciana Vieira

terça-feira, 8 de abril de 2008

Resumo de Literatura - Capítulo 16 (A Semana da Arte Moderna)


Capítulo original: 16 páginas.


Introdução


Idealizada por um grupo de artistas, a Semana pretendia colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, ao mesmo tempo em que pregava a tomada de consciência de realidade brasileira. Deve ser vista não só como um movimento artístico, mas também como um movimento político e social.


Momento histórico


Ao mesmo tempo em que se estabelecia a política do café-com-leite no início do século XX, a Primeira Guerra Mundial trouxe uma industrialização e urbanização para o Brasil. Isso significou o surgimento de uma burguesia industrial cada dia mais forte, mas marginalizada pela política do governo federal, voltada para a exportação do café. Ao mesmo tempo, aumentava consideravelmente o número de imigrantes europeus (italianos principalmente), tanto na zona rural (onde havia café) quanto na zona urbana (onde havia indústrias). Ainda existia nos centros urbanos uma larga faixa da população pressionada pelos “barões do café” e pela alta burguesia, assim como pelo operariado: a pequena burguesia, composta por funcionários públicos, comerciantes, militares e profissionais liberais. Ou seja, era um Brasil dividido e diversificado.
Os antecedentes da Semana de Arte Moderna:


1911 – Oswald de Andrade funda o semanário humorístico O Pirralho, que circulou até 1917 e contou com a colaboração de Di Cavalcanti.
1912 – Oswald de Andrade retorna de sua primeira viagem à Europa trazendo na bagagem as idéias do Futurismo de Marinetti.
1914 – Primeira exposição de Anita Malfatti.
1915 – Marco inicial do Modernismo em Portugal, com a publicação da revista Orpheu. Ronald de Carvalho, um dos agitadores da Semana de Arte Moderna, participou ativamente da revista ao lado de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.
1916 – Primeira redação de Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.
1917 – Oswald de Andrade conhece Mário de Andrade, e este publica o livro Há uma gota de sangue em cada poema. Menotti Del Picchia publica o poema regionalista Juca Mulato. Guilherme de Almeida publica Nós, poesias de cores passadistas. Manuel Bandeira estréia com o livro A cinza das horas. Cassiano Ricardo, ainda preso ao Parnasianismo, publica A frauta de Pã. O Pirralho publica primeira versão de Memórias sentimentais de João Miramar, com ilustrações de Di Cavalcanti, que também realiza sua primeira exposição de caricaturas em São Paulo. Exposição de Anita Malfatti é inaugurada em São Paulo. Monteiro Lobato lança um artigo criticando a exposição de Anita Malfatti e os artistas anteriormente citados formam um grupo em defesa de Anita.
1920 – Victor Brecheret é descoberto por um grupo de modernistas. Segundo Mário de Andrade, foi Victor quem criou o “estado de espírito” dos modernistas. “Porque Victor Brecheret, para nós, era no mínimo um gênio”.
1921 – Formação do grupo de artistas que promoveriam a Semana da Arte Moderna no ano seguinte.


A realização do evento



“Por iniciativa do festejado escritor, Sr. Graça Aranha, da Academia Brasileira
de Letras, haverá em São Paulo uma ‘Semana de Arte Moderna’, em que tomarão
parte os artistas que, em nosso meio, representam as mais modernas correntes
artísticas.”


Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto e repúdio; os trabalhos mais visados são os de Victor Brecheret e Anita Malfatti.


O primeiro espetáculo foi aberto com a conferência de Graça Aranha, acompanhada da música de Ernani Braga (que causou espanto, ao fazer uma sátira a Chopin) e da poesia de Ronald de Carvalho.


O segundo espetáculo teve como grande atração o pianista Guiomar Novaes. Entretanto, a “atração” foi uma conferência de Menotti Del Picchia sobre arte e estética, ilustrada com a leitura de textos de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Plínio Salgado.


Já no terceiro espetáculo, houve apresentação de músicas de Villa-Lobos. O público já não lotava mais o teatro e comportava-se respeitosamente, exceto quando Villa-Lobos entra em cena de casaca e... chinelos; o público interpreta a atitude como futurista, e vaia. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de futurismo e sim de um calo arruinado...


Feito por Victor Costa.

Resumo de Literatura - Capítulo 15 (O pré-modernismo)


Capítulo original: 22 páginas.


Introdução


As duas primeiras décadas do século XX representam, para o Brasil, um período de transição entre o que era o passado e o que seria chamado de moderno. O pré-modernismo não constitui uma “escola literária” (não temos um grupo de autores seguindo o mesmo ideário), é mais um termo genérico que designa a produção literária de alguns autores que, não sendo ainda modernos, já promovem rupturas com o passado.


Momento histórico


Durante a “República do café-com-leite”, a prosperidade em alguns setores (grandes levas de imigrantes no país, esplendor da Amazônia, urbanização de São Paulo, etc.) contrastou ainda mais com a realidade brasileira (Revolta dos Canudos, rebelião popular no Rio de Janeiro, conflitos com Padre Cícero, etc.). Essas agitações eram sintomas da na “República café-com-leite”, que se tornaria mais evidente na década de 1920, servindo de cenário ideal para os questionamentos da Semana de Arte Moderna.


Características


Alguns pontos em comum às obras pré-modernistas:


- Ruptura com o passado, com o academicismo – Uso de palavras não-poéticas por
Augusto dos Anjos (cuspe, vômito, etc.), ironia de Lima Barreto tanto aos
escritores importantes que utilizam uma linguagem mais pomposa quanto aos
leitores que se deixavam impressionar.

- Denúncia da realidade
brasileira – o Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos interiores e da
periferia toma lugar do Brasil literário do Romantismo e do Parnasianismo.

- Regionalismo – Monta-se um vasto painel brasileiro: o Norte e Nordeste
com Euclides da Cunha; o Vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro
Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.

- Tipos humanos marginalizados – O sertanejo nordestino, o caipira, os
funcionários públicos, os mulatos.

- Ligação com fatos políticos,
econômicos e sociais contemporâneos – Diminui a distância entre realidade e a
ficção.


Produção literária

Euclides da Cunha


Embora apresente uma visão de mundo profundamente determinista, cientista e naturalista, Euclides deve ser estudado como um pré-modernista pela denúncia que faz da realidade brasileira, trazendo à luz, pela primeira vez em nossas letras, as verdadeiras condições de vida do Nordeste brasileiro.


Em sua obra Os sertões, Euclides mostra o contraste entre o Brasil “que vive à beira do Atlântico” e aquele outro Brasil dos “extraordinários patrícios” do sertão nordestino. Primeiramente, quando apenas recebia informações filtradas no Rio de Janeiro, o autor chegou a considerar Canudos um foco monarquista, mas ao pisar em solo baiano, compreender o drama de Canudos em toda a sua extensão.


Os sertões é dividido em três partes:



- A terra – Detalhada descrição da região.

- O homem – Elaborado trabalho sobre a etnologia brasileira, a gênese
dos mestiços, uma brilhante análise de tipos distintos.

- A luta – Só nessa terceira parte da obra Euclides relata o conflito.


Augusto dos Anjos


Nasceu na Paraíba, passando durante a vida pelos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro, falecendo aos 30 anos em Minas Gerais.


Sua obra é a soma de todas as tendências e “-ismos”, embora apresente traços do Expressionismo alemão sem que, no entanto, ele tenha conhecido a teoria dessa tendência de vanguarda. Alcançou uma popularidade além do imaginável, mesmo com sua poesia formalmente trabalhada, e ao mesmo tempo, marcada por uma “vulgaridade” incrível, talvez pelo fato de seu pessimismo diante do novo século e do que ele poderia trazer (como a Primeira Guerra Mundial, por exemplo). A morte é um tema constante em sua obra.


O soneto Psicologia de um vencido retrata bem essa sua visão de mundo, assim como usa bastantes imagens e palavras antipoéticas, rompendo os limites estéticos do belo e do feio, numa postura típica dos melhores expressionistas.


Lima Barreto


Embora não tenha sido valorizado na época em que viveu (nasceu em 1881, no Rio de Janeiro, sendo durante sua vida mestiço, pobre e socialista, com um pai louco. Morreu horas antes do pai, em 1922, o qual cuidou durante boa parte da vida) – recebendo críticas violentas por sua “falta de estilo” – sua obra foi reavaliada e hoje é colocada em lugar de destaque em nossas letras. Um romance como Triste fim de Policarpo Quaresma deve ser colocado ao lado de obras primas de Machado de Assis e Graciliano Ramos, por exemplo.


É considerado pré-modernista por sua visão da realidade, sendo consciente de nossos problemas e criticando o nacionalismo utópico herdado do Romantismo. Seu estilo é leve e fluente, aproximando-se da linguagem jornalística, estilo criticado pelos parnasianos da época. Também critica a educação recebida pelas mulheres e a república.


Há também traços biográficos em seus romances, aparecendo personagens negros e mestiços que sofrem preconceito, por exemplo. Além de romancista, nos apresentou um retrato perfeito dos subúrbios cariocas com cronista.


Graça Aranha


É um autor cuja importância se deve a uma única obra, Canaã, romance que retrata a vida numa colônia e imigrantes europeus no Espírito Santo. Tudo gira em torno de dois personagens que têm diferentes visões do mundo. Enquanto Milkau acredita na humanidade e pensa em encontrar a terra prometida (Canaã) no Brasil, Lentz não se adapta à realidade brasileira, voltando-se para a superioridade germânica e para a lei do mais forte.


Monteiro Lobato


O regionalismo e a denúncia da realidade brasileira são as características fundamentais que fazem de Monteiro Lobato um pré-modernista. Apesar disso, Lobato assumiu posições antimodernistas, criticando o trabalho de Anita Malfatti durante a Semana de Arte Moderna. Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Di Cavalcanti se reuniram em favor da artista, espantados com o “conservadorismo” de Lobato.


Sua popularidade e prestígio aumentam com seus artigos de imprensa a partir de 1915. Já a partir de 1921, assume a função de editor; de 1930 em diante volta-se para possíveis soluções econômicas para o Brasil, relacionadas à exploração de nossos recursos naturais.


Como regionalista, os costumes e gentes do Vale do Paraíba são bem retratados (como exemplo, Jeca Tatu). O preconceito racial também é abordado em Negrinha, onde senhoras gordas, num falso gesto de bondade, “adotavam” menininhas negras para escravizá-las em trabalhos caseiros.


Feito por Victor Costa.

Resumo de Literatura - Capítulo 14 (A vanguarda européia)


Capítulo original: 13 páginas.

Observação: recomenda-se estudar pelo livro e usar o resumo APENAS para revisão.

Introdução

No início do século XX, o clima eufórico da burguesia contrasta com o pessimismo vindo do excesso dessa euforia (que acabou causando a primeira guerra mundial), gerando um clima propício para a efervescência artística.

Na Europa, surgiram vários tendências preocupadas com uma nova interpretação da realidade. A essa diversidade de tendências, convencionou-se chamar de Vanguarda Européia, termo empregado para designar aqueles que estavam à frente de seu tempo e que, não satisfeitos com o que era produzido na época, buscavam novas formas de expressão artística, tanto na linguagem como na composição.

O Futurismo

O primeiro manifesto do movimento (publicado em 20 de fevereiro de 1909, por Felippo Tommaso Marinetti) apresentava como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel, da velocidade e uma inevitável ruptura com os modelos do passado. Trecho da obra abaixo.



“ – Nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o
feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.”


Houve total identificação entre Marinetti e Futurismo (chegando a serem consideradas palavras sinônimas). Marinetti, por sua vez, aderiu ao fascismo de Mussolini, a partir de 1919. Quando Oswald de Andrade chamou Mário de Andrade de “meu poeta futurista”, este negou veementemente com medo da assimilação ao fascismo.


Em 1912, surge o Manifesto Técnico da Literatura Futurista, propondo “a destruição da sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso, com nascem”, o uso de símbolos matemáticos e musicais e o menosprezo pelo adjetivo, pelo advérbio e pela pontuação.


O Expressionismo


Surgiu na Alemanha em 1910, preocupado com as manifestações do mundo interior e com uma forma de expressá-las, ou seja, é importante a materialização de imagens nascidas em nosso mundo interior, pouco importando os conceitos então vigentes de belo e feio. Os expressionistas são mais afetados pelo sofrimento humano do que pelo triunfo.


Por essas características, o expressionismo se desenvolveu mais na pintura. Porém, a partir de 1933 (com a ascensão de Hitler na Alemanha), houve um declínio do expressionismo, já que se buscava uma arte “pura”, “limpa”, que retratasse a “superioridade” germânica.


Anita Malfatti retornou da Alemanha maravilhada e em 1917, sua segunda exposição desencadeou uma série de reações e acabou sendo o fato gerador da mostra de arte moderna que se concretizaria em 1922. Já na literatura brasileira, o expressionismo surge pouco. É recorrente apenas na poesia de Augusto dos Anjos.


O Cubismo


Nascido a partir das experiências de Pablo Picasso e de Georges Braque, desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (cones, esferas, cilindros, etc.). A proposta cubista centrava-se na liberdade eu o artista deveria ter para decompor e recompor a realidade a partir de seus elementos geométricos.


Já a literatura cubista valoriza a proposta da vanguarda européia de aproximar ao máximo as várias manifestações artísticas (pintura, música, literatura, escultura), preocupando-se com a construção do texto e ressaltando a importância dos espaços em branco e em preto da folha de papel e da impressão tipográfica. No Brasil, Oswald de Andrade seria influenciado por essa característica.


O dadaísmo


Nascido na Suíça por um grupo de refugiados, o dadaísmo é o mais radical movimento da vanguarda européia. Negando o passado, o presente e o futuro, é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas, pouco se importando com o leitor.


Importante era criar palavras pela sonoridade, quebrando as barreiras do significado; importante era o grito, o urro contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Tristan Tara, em 1918 em seu manifesto dadaísta, afirma:



“Eu escrevo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou
por princípio contra os manifestos, como sou também contra os princípios.”

O Surrealismo


Lançado em Paris, em 1924, por André Breton, o surrealismo é um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras. Suas origens estão mais próximas do Expressionismo e da sondagem do mundo interior, em busca do homem primitivo, da liberação do inconsciente, da valorização do sonho.


O mais extravagante dos surrealistas é Salvador Dali, em que a influência de Freud é marcante. Sexo, memória, sono e sonho são temas recorrentes em suas obras. O surrealismo, porém, sofreu uma ruptura interna quando Breton faz opção pela arte revolucionária, dividindo os surrealistas em ‘surrealistas comunistas’ e ‘surrealistas não-comunistas’.

Feito por Victor Costa.

Bem vindos




Espaço comunal temporário do Segundo B Manhã Colégio Santa Cecília Fortaleza Ceará Brasil!