domingo, 21 de setembro de 2008

Biologia II - Sistema digestório


A função primária do sistema digestório é o fornecimento de água, íons e nutrientes ao corpo. Participam desse processo as estruturas envolvidas com a ingestão do alimento, a transformação dele e a eliminação dos resíduos da digestão.

- Boca
*Dentes
*Língua
*Glândulas salivares: ~ Parótida
~ Sub-lingual
~ Sub-mandibular

O alimento chega à boca e começa a ser processado mecanicamente pela mastigação. As glândulas salivares produzem a amilase salivar (ptialina), que inicia a quebra do amido (carboidratos) polissacarídeo em dissacarídeo (catabolismo). O bolo alimentar segue pela úvula (canal de comunicação entre boca e faringe), faringe, epiglote (separa o ar do alimento), esôfago e cárdia (liga esôfago com estômago), até chegar ao estômago.

- Estômago
A mastigação faz com que a gastrina seja liberada no estômago. Esta irá estimular a liberação do suco gástrico (HCl), que ativará o pepsinogênio na forma de pepsina. Quando o bolo alimentar chega, a pepsina inicia a quebra das reações peptídicas nas proteínas. A renina, mais presente na primeira infância, retém o leite no estômago para que ele possa ser melhor aproveitado. O pH do estômago é aproximadamente 2,0. O bolo alimentar, agora chamado de quimo, é ácido e parte para o intestino.

- Intestino Delgado
O duodeno é a primeira e menor parte do intestino (com 25cm aprox., é talvez a mais importante). O fígado lança a bile através do canal colédoco; o pâncreas lança o suco pancreático através do canal de Wursing, ambos os canais se encontrando na Ampola de Váter, que tem a ligação com o intestino. O próprio duodeno lança o suco entérico. Essas três secreções dão continuidade e finalizam a digestão dos nutrientes orgânicos.

As reações se iniciam quando as secreções atingem o quimo. A bile não tem função enzimática, apenas amolece as gorduras. É aí que a lipose pancreática (presente no suco pancreático) entra em ação, quebrando as gorduras (lipídios) já amolecidas. Já os carboidratos maiores são “quebrados” pela amilase pancreática (presente no suco pancreático), transformando-se em estruturas menores (dissacarídeos) que serão novamente quebrados pela carboidrase (presente no suco entérico), finalizando o processo dessa substância. As proteínas, por sua vez, têm seu processo iniciado pela enteroquinase (presente no suco entérico), que ativa o tripsinogênio, transformando-o em tripsina (presente no suco pancreático). Esta, além de começar a processar proteínas maiores, inicia a ativação do quimotripsinogênio em quimotripsina (suco pancreático), que continua o processo da proteína. É finalizado pela peptidase (suco entérico), liberando aminoácidos. O intestino delgado absorve esses produtos através de inúmeras vilosidades existentes ali. Os capilares sanguíneos recebem aminoácidos, glicose, água e sais minerais, levando-os para o fígado para ser armazenado e distribuído. Os capilares linfáticos lançam seus produtos (água, ácidos graxos e glicerol) para a circulação. Depois disso, o quimo, agora chamado de quilo, vai para o intestino grosso.




- Intestino Grosso
É aqui onde o restante dos sais minerais e a água (substâncias inorgânicas) serão absorvidos, passando pelo ceco, colo ascendente, colo transverso, colo descendente e curva signóide. Na porção terminal do intestino há muitas bactérias, produzindo gases e substâncias úteis ao organismo. A ação das bactérias contribui para a formação das fezes. Imediatamente ou logo após a chegada das fezes (antigo quilo) no reto, há o estímulo para a defecação. O bolo fecal é eliminado pelo ânus.
Anexos
Hormônios:
*secretina -> estimula a liberação de bicarbonato para combater a acidez e estimula o fechamento da válvula pilórica (piloro - ligação entre estômago e intestino).
*colecistocinina -> estimula a liberação de suco pancreático, entérico e bile.
Albumina: proteína transportadora de sais biliares.
Ghrelina: estimula a fome.
Leptina: inibe a fome.
Metabolismo
*Anabolismo: síntese.
*Catabolismo: degradação.
por Victor Costa

2 comentários:

Anônimo disse...

Ow, que bonitinho, tão voltando a postar aqui. x]
É isso aí, pessoas. ;*

Anônimo disse...

Pois é, que bom quevoltaram a fazer os resumos para quem estuda de última hora!