domingo, 11 de maio de 2008

História - Capítulo 42 (A crise do Império)

- Causas da Crise:

Questão Christie – raízes do conflito:

- O embaixador inglês William Christie denunciava com insistência o descumprimento da Lei de 1831 (que determinava que todos os negros importados pelo Brasil a partir dessa data seriam livres).
- Interesse inglês em acabar com a escravidão negra no Brasil -> marinha inglesa invade e ataca navios negreiros brasileiros (Lei Bill Aberdeen)
- Furto não esclarecido da carga de um navio em um porto brasileiro.
- Prisão de três oficiais da marinha inglesa que provocaram, embriagados, desordem no Rio de Janeiro.

Leopoldo I, rei da Bélgica, foi chamado para julgar o caso, o qual deu razão ao Brasil. A Inglaterra se recusou a pedir desculpas e os dois países romperam diplomaticamente (1863). Essas relações só foram reatadas em 1865.

O desfecho da Questão Christie afirmou a soberania nacional brasileira, reconhecida formalmente por uma grande potência: a Inglaterra.

Questão Platina:

O primeiro presidente do Paraguai desenvolveu uma política socioeconômica voltada para os interesses de sua população. Distribuiu terras aos camponeses, construiu escolas e, em 1840, praticamente não havia analfabetos no país. Esta política contrariava os interesses ingleses, que preferiam que os países latino-americanos permanecessem fornecedores de matérias-primas e compradores de seus produtos industrializados. Sendo assim, o governo inglês, de certo modo, favoreceu a Guerra do Paraguai, emprestando dinheiro e vendendo armamento para o Brasil, Argentina e o Uruguai (A Tríplice Aliança).

Estopim: Fazendeiros gaúchos viviam em conflito com uruguaios que invadiam suas fazendas -> Invasão brasileira ao Uruguai -> Governo Uruguaio pede ajuda ao Paraguai -> Governo Paraguaio aprisiona um navio brasileiro -> Brasil declara a Guerra do Paraguai.
Efeitos da Guerra: perdas humanas foram imensas; dívida externa brasileira aumentou bastante; exército demonstra pela causa republicana (política adotada no Paraguai).

Abolicionismo:
Após a Guerra do Paraguai, cresceu no país a campanha abolicionista, conquistando vários setores da sociedade brasileira. A conjuntura internacional também favoreceu a luta pela libertação dos escravos no Brasil (atenderia os interesses industriais europeus, que desejavam ampliar seu mercado consumidor). O governo brasileiro promulgou duas leis que emanciparam parcelas da população escrava do país:

Lei do Ventre Livre (1871) – declarava livres todos os nascidos de mãe escrava a
partir da data de promulgação.
Lei dos Sexagenários (1885) – declarava livres
os escravos com mais de 65 anos.



Essas leis permitiram aos senhores de escravos ganhar tempo e adiar ao máximo a abolição.


- A Crise

O movimento republicano: em 1870 foi lançado o Manifesto Republicano. Três anos depois, surgiu o Partido Republicano Paulista, apoiado por importantes fazendeiros de café.

Conflito com a Igreja: quando bispos da Igreja Católica resolveram punir religiosos ligados à maçonaria, Pedro II interveio, solicitando que os bispos suspendessem a punição. Como eles se negaram, foram presos. Mesmo que tivessem sido libertados anos depois, o episódio havia abalado as relações entre a Igreja e o imperador.

Conflito com o exército: ao voltar da Guerra do Paraguai, o exército brasileiro trouxe consigo uma mentalidade republicana e abolicionista. Além disso, importantes oficiais do exército eram punidos por suas atitudes públicas quando denunciavam a corrupção ou se manifestavam contra a escravidão, criando um clima tenso entre exército e governo.

A questão dos escravos: ao aprovar as duas leis já citadas, Pedro II perde parte do apoio dos senhores de escravos. Com a proclamação da Lei Áurea, em 1888, uma tentativa de retardar ainda mais o fim do império, o tiro sai pela culatra e o império perde seus últimos aliados.


- A proclamação da república

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando das tropas revoltadas contra o governo monárquico, ocupando o quartel-general do Rio de Janeiro. O gabinete foi deposto; o ministro da Justiça e o chefe de gabinete foram presos. Naquela noite, constituiu-se o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil.

por Victor Costa

Um comentário:

Victoria de Mello disse...

porra.
comentário enorme foi pro brejo.

MALZ AE, COPIEI TUDO.
mesmo assunto. ((