domingo, 13 de abril de 2008

Resumo de Sociologia

Sociologia

Comportamentos estritamente individuais como andar, respirar e dormir são estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas, mas comportamentos que se desenvolvem no contexto da sociedade (casar-se, educar filhos, fazer greve...) são chamados de relações sociais, estudadas pelas Ciências Sociais.

As Ciências Sociais têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações e estudar a ação social em suas diversas dimensões, contribuindo para melhor entendimento da sociedade que vivemos.

As ciências sociais são: Sociologia (estudo dos grupos e fatos sociais); Economia (estudo da produção e circulação de bens de serviço); Antropologia (estuda as semelhanças e diferenças culturais entre grupos) e Ciência Política (distribuição de poder na sociedade)

Essas disciplinas são complementares entre si e atuam juntas para explicar os fenômenos da vida em sociedade.

A longa marcha das Ciências Sociais

No início, as primeiras tentativas de entender as forças sociais eram baseadas na imaginação, fantasia, inventando deuses e heróis. Exemplo: Mitologia Greco-Romana onde existia deuses da guerra (Ares/Marte), amor (Afrodite/Vênus), casamento (Hera)... Mas os filósofos estavam insatisfeitos, e começou o estudo cientifico da sociedade. É de Aristóteles a afirmação “O homem nasce para viver em sociedade”.

Na Idade Média, esse estudo foi feito por pensadores ligados à Igreja Católica, como Santo Agostinho, que escreveu o livro A cidade de Deus.

Com o Renascimento, os estudiosos pensavam de um jeito mais realista. Alguns deles foram Maquiavel (autor de O Príncipe), Tomás Morus (Utopia), Tomaso Campanella (Cidade do Sol) e Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Particularmente importantes foram Giambattista Vico afirmou “O mundo social é, com toda certeza, obra do homem” e alguns anos depois Jean-Jacques Rousseau “O homem nasce puro, a sociedade é que o corrompe.”

Augusto Comte PE tradicionalmente considerado o pai da Sociologia, foi ele que pela primeira vez escreveu essa palavra e Émile Durkheim formulou os primeiros conceitos da Sociologia.

Os Fatos Sociais(Características)

>Generalidade: comum a todos os membros do grupo ou à sua maioria

>Exterioridade: externo ao indivíduo, existindo independente de sua vontade

>Coercitividade: os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.

Com a industrialização, a sociologia cresceu pois apareceram novos problemas (drogas, violência...). Muitas pessoas já passam a usar conhecimentos sociológicos sem saber, mas só os verdadeiros sociólogos não perdem de vista a noção de relatividade dos fenômenos Sociais.

Pesquisa Social

São um meio de ajudar os sociólogos a descobrir respostas para problemas sociais.
Elas se classificam em:

>Pesquisa Pura: Apenas procura saber as estatísticas.

>Pesquisa aplicada: Tem interesse na aplicação, prática. Menos generalizada e procura achar respostas para os problemas.

E também são classificadas em:

>Pesquisas Exploratóras: Menor rigidez de planejamento, modificam conceitos, pesquisam para estudos e dão a “visão geral”

>Pesquisas Descritivas: Descrição da população ou fenômeno. Dão detalhes sobre os entrevistados (sexo, idade, classe social...)

>Pesquisas Explicativas: É a mais complexa, explica o “porquê” dos acontecimentos. Depende dos conhecimentos obtidos pelas pesquisas exploratórias e descritivas.

A Convivência Social

Na vida em grupo é que nos tornamos realmente humanos. O indivíduo se socializa quando assimila as normas, valores, costumes e passa a se comportar como tal.

Com a globalização houve mudanças drásticas na sociedade global. Surgiram o tribalismo (pessoas que se reúnem em torno de afinidades ou interesses momentâneos) e as comunidades virtuais, que resgatam laços de sociabilidade perdidos pela falta de tempo.

Os Contatos Sociais

O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade.

Os tipos de contatos sociais são:

>Contatos sociais primários: São os contatos pessoais, diretos, e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. As primeiras experiências do individuo se fazem com base em contatos sociais primários.

>Contatos sociais secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. São também considerados secundários os contatos impessoais mantidos por meio de carta, telefone, telegrama, e-mail etc.

É importante destacar que as pessoas que têm uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que têm uma vida com predominância de contatos secundários.

Isolamento Social

A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social, um exemplo é a comunidade Menonita (cristãos se isolaram para ficar longe dos problemas mundiais). Esse isolamento pode ser através de:

>Atitudes de ordem social: Racismo (Ex: Nazistas, Apartheid...)

>Atitudes de ordem individual: Timidez, desconfiança...

Processos Sociais

Indica Interação social, movimento, mudança. Qualquer mudança proveniente dos contatos sociais e interação social (pessoa >pessoa; pessoa>grupo; grupo>grupo) entre os membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.

>Processos Sociais Associativos: Cooperação, acomodação e assimilação.

>Processos Sociais Dissociativos: Competição e conflito.

Cooperação:

Quando pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim, podendo ser direta (atividades que as pessoas realizam juntas, como mutirões) ou indireta (as pessoas que mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente uma das outras)

Competição:
É a forma de interação que implica luta por objetivos escassos, pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir o uso da força e violência. Há sociedades que estimulam mais a competição que as outras, é o caso das sociedades capitalistas.

Conflito:

Quando a competição assume características de elevada tensão social. Pode tomar forma de rivalidade, disputa, revolta, revolução, litígio e guerra. É sempre consciente e pessoal, podendo implicar violência. O estágio mais grave é o terrorismo onde um oponente quer destruir o outro.

Acomodação:

Nem todo conflito termina com a extinção do oponente derrotado. Em alguns casos, este pode aceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir à ameaça de destruição. Ocorre, assim, um processo de acomodação, pois o vencido aceita as condições do vencedor e adota uma posição de subordinação. É o processo social pelo qual o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas.

Assimilação:

A assimilação é a situação definitiva e mais ou menos pacífica do conflito social. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes, implica transformações da personalidade, atingindo áreas profundas e extensas na forma de pensar e agir. É um processo longo e complexo.

Globalização e Diversidade Cultural

Antes o termo “Globalização” se referia apenas à economia global, mas ficou popular entre os meios de comunicação, e falamos até de “globalização cultural”. Ela é um conjunto complexo de processos que operam de maneira contraditória porque não só retira o poder ou influência das comunidades locais e nações para transferi-los para a arena global, também ocorre o efeito oposto.

Parte das pessoas acreditam que o que a globalização é homogeneizar, outras pessoas pensam em fragmentar.

>Homogeneização: É o cenário mais conhecido e divulgado. Acredita-se que é uma ocidentalização disfarçada, ou até americanização, ameaçando as culturas locais.

>Fragmentação: Ênfase na diversidade, em vez da unidade (exemplo: tribalismo). As culturas (não importa de que países) se misturam, recriam a si mesmas. As pessoas, quando estão se frente com uma cultura diferente, podem repudiar as estrangeiras (fortalecendo a sua) ou se misturar, fazendo os novos costumes se adaptarem ao seu jeito.

A construção de uma nova diversidade cultural
Está sendo criado um folclore mundial, não homogeneizador, mas feito de grandes ondas culturais que expressam as originalidades de cada país.
O local perde importância, agora o importante são as comunidades. (Comunidades transnacionais, por exemplo). Com aumento das possibilidades de expressão devido ao avanço dos meios de comunicação, as pessoas encontram cada vez mais maneiras de se manifestar e se agrupar, melhorando sua inserção cultural no mundo global. Hoje, por meio da internet, podemos falar com qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta.
A globalização é um processo irreversível que envolve a todos, pode afetar negativamente alguns, mas favorece interação entre grupos e culturas diferentes.
A cultura pode ser ajustada, tornando-se flexível em função do tempo e espaço.

Conclusão: A globalização é sinônimo de fragmentação.

Feito por Franscisca Bruna.