quinta-feira, 10 de abril de 2008

Resumos Geografia - Vegetação (Cap.4)


* A presença de diferentes biomas em nosso território está relacionado com a variedade climática, de relevo, de qualidade de terra, presença ou não de rios, etc, do nosso país, indo desde do clima equatorial até o subtropical, de planaltos até planícies, de terras pobres como a da caatinga e do cerrado e terras férteis como a da Amazônia,e de regimes fluviais perenes como o do Rio Amazonas e de rios “temporais” como os do Sertão Nordestino. Toda essa variedade está principalmente ligada com a imensa área territorial brasileira.


Formações Vegetais

ARBÓREAS

*Floresta Amazônica – Floresta de clima equatorial. É a maior floresta tropical do mundo. Possui flora e fauna muito rica, e árvores bem desenvolvidas (altas). Encontra-se bastante desmatada hoje (15%), devido principalmente às atividades minerados, garimpeiras,agrícolas e de exploração de madeira. A floresta Amazônica apresenta 3 estratos de vegetação:
- Caaigapó ou igapó: Área permanentemente alagada, com vegetação de pequeno porte. (Vitória-Régia)
- Várzea: Áreas sujeita à inundações periódicas, com árvore de médio porte (Max de 20m). (Seringueiras).
-Caatê ou terra firme: Área que nunca se inunda, com árvores de grande porte (60m). (Cedro).

*Mata Atlântica –
Mata de clima tropical. Foi altamente desmatada, e hoje restam apenas 7% dela. Importante bioma de preservação da biodiversidade mundial. Originalmente estendia-se desde o litoral do RN até o litoral do RS.

*Mata da Araucária – Mata de clima subtropical. Predominam os pinheiros e é encontrada principalmente no RS. Possui solo fértil, altos índices pluviométricos e é adaptada a baixas temperaturas. Já foi muito desmatada, principalmente para a fabricação de móveis. São árvores presentes a erva-mate, o ipê e a araucária.

*Mata dos cocais – É uma mata de transição, pois encontra-se entre a Floresta Amazônica, a caatinga e o cerrado. É predominante no Maranhão e é constituída por palmeiras, com destaque para a carnaúba (cera) e o babaçu (óleo). Hoje em dia vem sendo desmatada para cultivo de grãos, com destaque para a Soja.


ARBUSTIVAS

*Cerrado – Também conhecido como Campo Sujo. Uma vegetação típica de clima tropical, com invernos secos e verões chuvosos. Possui vegetação arbustiva e árvores de porte médio retorcidas, caducifólias (ou estacional), de raízes profundas e casca grossa (evita perda de água).Encontra-se principalmente no Centro-Oeste brasileiro. Ë considerada uma vegetação secundária, pois quando uma floresta é desmatada, e o solo erodido, surge o cerrado.

* Caatinga – É uma vegetação adaptada ao clima semi-árido (xerófita). Tem rápido reverdecimento e com pouca água.Predominam arbustos caducifólios (estacionais) e espinhosos.(Cactos)

* Pantanal – É um complexo que agrupa várias formações vegetais, como por exemplo floresta tropical, vegetação resteira, cerrado em altitudes elevadas.Abriga fauna muito rica, e é uma planície sujeita a inundações. Está localizado nos estados do MT e Mato grosso do Sul. Vem sofrendo muito ultimamente com o crescimento das cidades, poluição de rios, erosão do solos, agricultura insustentável, e assoreamente de rios.

HERBÁCEA (Rala)

*Campos – Os campos são áres de predominância de vegetação rasteiras, chegando até 60 cm de altura. Podem ter surgido devido à baixas temperaturas de altitudes elevadas,solos rasos ou arenosos e até mesmo áreas sujeitas a inundações periódicas. São comuns no sul do Brasil e são amplamente cultivados para pastagem ou produção agrícola mecanizada.

* Vegetação litorânea – Restinga (hindu) ou Manguerais.
Restinga = Vegetação que se desenvolve na areia, com predominância de arbustos e algumas árvores. (Coqueiros e goiabeiras).
Mangueiral = Nincho ecológico com arbustos halófitos (adaptado à presença de sal). Lugar de reprodução de vários animais. Sua raízes ficam expostas quando a maré é baixa. Estão em perigo ultimamente, devido principalmente ao avanço das cidades, a pesca predatória, a ameaça de aterro e até mesmo o turismo desordenado desses locais.
Feito por Luciana Vieira

Um comentário:

Tici Câmara disse...

eo, alguém fez o resumo do resto do conteúdo de geografia?