sexta-feira, 11 de abril de 2008

Resumo Geografia - Hidrografia


HIDROGRAFIA

*O imenso território brasileiro e seu clima úmido propicia a uma extensa e densa rede hidrográfica.
*Dentre os vários usos dos rios brasileiros estão: A irrigação, o transporte, turismo, geração de energia, pesca, abastecimente, etc.
*A maioria das bacias brasileiras são planálticas, o que torna grande o potencial hidrelétrico brasileiro. Esse potencial é bastante aproveitado nos rios São Francisco, em rios do Centro-sul e no rio Tocantis. Porém, alguns rios de grande potencial são pouco explorados, como os Amazônia Ocidental e da parte central brasileira (devido principalmente ao baixo consumo dessas regiões).
*O Brasil somente tem: - Lagos de várzea (temporários – Pantanal)
- Lagoas Costeiras (Rodrigo de Freitas – RJ), formadas por restingas.
- Inúmeros açudes e barragens.
*Todos os rios de Brasil desaguam no Oceano, ou seja, são exorréicos.
* Só se encontram rios de regime temporário no sertão Nordestino, onde o clime é semi-árido.
*Muitos rios do país possuem cascatas, corredeiras, ou rios subterrâneos, o que favorece o turimo. Algumas cascatas exitentes antigamente, desapareceram com a construção de hidrelétricas.
*A existência de desníveis e planaltos, além do grande elevado índice pluviométrico (alto volume de água) possibilita a produção de hidreletricidade.
*Na região Amazônica, os rios tem grande importância como vias de transporte. Nas demais regiões, o transporte pluvial vem crescendo bastante, principalmente na bacia Platina.

- BACIA AMAZÔNICA : É a maior bacia do mundo, drenando 56% do território Brasileiro. Seu rio principal nasce no Peru, e este, chegando à fronteira brasileira recebe o nome de Solimões até encontrar com o Rio Negro, de onde passa a ser chamado de Rio Amazonas.É o rio mais extenso e de maior volume dágua no planeta.Isso porque possui inúmeros afluentes.Encontra-se tanto no hemisfério norte como no sul, possui duplo regime pluvial, tendo cheias durante os verões nortistas e sulistas. Os afluentes nascem nos planaltos brasileiro e das guianas, tendo portanto, o maior potencial hidrelétrico brasileiro(São suas usinas: Samuel,Balbina e Curua-una). Ao chegarem à bacia sedimentar, esses afluentes tornam-se planos e navegáveis. O rio Amazonas, que corre no centro da bacia, é totalmente navegável.
A bacia é de planalto, mas o rio é de planície.

- BACIA TOCANTINS-ARAGUAIA : Seus principais rios nascem nos divisores do Planalto Central. Seus principal afluente é o rio Araguaia. Apresenta longos trechos navegáveis que são usados para escoar a produção de grãos (principalmente soja) das regiões próximas. Sua principal hidrelétrica é a do Tucuruí, a segunda maior do país.

- BACIA DO RIO DA PRATA/PLATINA : É a segunda maior bacia hidrográfica do planeta. Seus três maiores rios são os rios Paraná, Paraguai e Uruguai.
+ Paraná: Possui o maior potencial elétrico instalado, que aliás, já está saturado. É navegável na parte brasileira. Desemboca na Argentina, no estuário do rio da Prata.
+ Paraguai: Atravessa o Pantanal. É a única bacia de planície dentro do Brasil.
+ Uruguai: Possui grande potencial hidrelétrico, mas é pouco ulilizado. É usado mais para irrigação. Desemboca junto do Paraná no estuário do rio da Prata.

-BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO
: É o maior rio totalmente brasileiro. É a menor das quatro maiores bacias. O rio nasce em MG, atravessa o sertão semi-árido e desemboca no Atlântico. Tem poucos afluentes e pouco volume dágua. No entanto é usado para irrigação, gera grande quantidade de energia elétrica e é usado para navegação.

- BACIAS SECUNDÁRIAS : Nordeste, leste e sul-sudeste. São bacias que agrupam várias mini-bacias de rios pequenos e de pouco volume d’água.
Feito por Luciana Vieira

2 comentários:

Bruna disse...

emprestar os resumos eu não posso, pq eu to usando eles pra estudar, mas a matéria q tiver faltando vcs fazerem, eu posso digitar e enviar pro e-mail ^^
posso fazer o de história se quiser, ou qualquer outra matéria
é soh me avisar a matéria por orkut ou etc q eu te envio até domingo ^^

Anônimo disse...

OW BURROOOOOOO
vc sabe escrever ou quer q eu desenhe pra vc entender????
olha as merda q vc escreve......
vlw pelo tbm.... copiei e colei na cara dura pra fazer um trabalho
huahuahauhauahuahuaahaua
mas eh serio tem uns erros fudido ai